Curso de Formação em Psicanálise Clínica

Freud afirma que a formação de um analista deve ser sustentada a partir de um tripé constituído por: ensino teórico, supervisão e análise pessoal.

OBJETIVO GERAL

Ressignificar, de forma analítica e comportamental, o tratamento terapêutico visando à eliminação da dor psíquica, por meio da escuta (livre associação) e de outras técnicas, proporcionando saúde mental, promovendo cursos práticos de capacitação para profissionais da área e atividades afins, além de palestras, seminários, congressos e workshops institucionais para o desenvolvimento humano. 

Informações Técnicas

 

  1. O psicanalista acadêmico deverá realizar, no mínimo, 40 análises pessoais; 60 análises didáticas supervisionadas e 25 módulos presenciais, com aulas expositivas (teóricas e práticas) e seminários sendo que devera cumprir 100% de presença para conclusão do curso.
  2. O corpo docente é composto por 90% de professores mestre e/ou doutores.
  3. As aulas presenciais terão duração de 8 horas por mês, sendo que haverão leituras complementares em todos os módulos.
  4. Terão duas opções de turma: turma quinzenal as quintas-feiras ou turma com aula em 1(um) sábado por mês.
  5. Serão marcados cafés psicanalíticos que têm como objetivo a discussão de conhecimento entre alunos, sempre acompanhados por um professor ou analista didata.
  6. Para as análises didáticos supervisionadas, mais conhecida como estágio, embora não utilizemos dessa nomenclatura, serão disponibilizados consultórios na clínica da empresa (com cobrança de uma taxa pequena a título de manutenção) para que o psicanalista acadêmico realize seus atendimentos, sendo que o mesmo não estará obrigado a fazer uso da clínica.
  7. Oferecemos um atendimento via whatsapp para alunos com a diretora ou coordenadores para sanar dúvidas imediatas de cunho pedagógico ou prático, dentro do setting psicanalítico.
  8. Oferecemos serviço de feedback individualizado presencial ou virtual, com hora marcada, para sanar dúvidas quanto ao conteúdo ministrado em sala ou quanto ao aperfeiçoamento do conteúdo.
  9. As aulas terão parte teórica e prática, para facilitar as aplicações das técnicas pelos alunos.
  10. A análise didática supervisionada é o momento que o aluno ao passar pelos análises individuais e seu analista liberar para inicio do “estágio” (análise supervisionada), começará a atender seus analisandos, sempre sob supervisão de seu analista.
  11. E obrigatório o atendimento de no mínimo 3 pessoas por cada psicanalista acadêmico, sendo que cada analisando (nomenclatura utilizada para caracterizar aquele que está sendo atendido por um psicanalista acadêmico) deverá ser atendido no mínimo 20 sessões.
  12. Ao final do curso o  psicanalista acadêmico escolherá 1 (um) dos seus analisandos para apresentar como estudo de caso para a banca composta por 3 (três) psicanalistas a título de trabalho de conclusão de curso.
  13.  Avaliação será por meio de resenhas, seminários, atendimentos clínicos e ao final do curso uma apresentação de um estudo de caso (supervisionado). 

Importante!!

A ACCE oferece a oportunidade de aproveitamento desses módulos do curso de formação em psicanálise clínica para a pós-graduação, sendo que nesse caso terá apenas uma complementação de poucos módulos. A quantidade de módulos complementares dependerá da pós escolhida pelo aluno.

Público Alvo: Professores, Psicanalistas, Médicos, Psicólogos, Orientadores, Biomédicos, Padres, Pastores, dentre outros. Esse curso é dirigido a todos que tenham Curso Superior e que tenham interesse em adquirir conhecimentos aprofundados sobre a psicanálise.

Carga Horária: 1100h.

Área de concentração: Psicanálise (teoria e prática).

Curso de Psicanálise Clínica é um curso livre, regido por a legislação LBD n°. 9394/96, artigo 5°, inciso XII da Constituição Federal e portaria 397 com CBO (Código Brasileiro   de Ocupação), n°2515-50 do Ministério do Trabalho.

Redes Sociais:

(61) 984662302

contato@accepsicanaliseepsicologia.com

Copyright © 2019 ACCE  Todos os direitos reservados. ACCE Psicanálise e Psicologia