Dúvidas sobre a formação em psicanálise:
1. O que é psicanálise?
A psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar disfunção mental e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos por sujeitos.
A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud(1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais.
Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo. Dessa forma, as teorias de Freud, são utilizadas em clínica para a compreensão do que ele denomina de inconsciente, e trazer para o consciente as causas que trazem o conflito gerado no indivíduo para buscar o equilíbrio do ser.
Etimologicamente, o termo psicanálise é uma referência ao grego psyche, que literalmente significa “respiração” ou “sopro”, mas que possui um conceito mais complexo, relacionado com as ideias modernas do que seria o espírito, o ego e a alma do sujeito.
Atualmente, a psicanálise é vista como uma ótima maneira de ampliar o autoconhecimento, o controle emocional e tratar de posicionamento social e profissional
2. Por que procurar um psicanalista clínico?
O paciente busca a ajuda do psicanalista para ampliar o seu autoconhecimento, compreender suas angústias, pensamentos e ações e, assim, trabalhar seus processos mentais com foco no presente e futuro de sua vida. Neste modo, o psicanalista trabalha com as emoções e sentimentos do indivíduo, auxiliando-o a evoluir seu inconsciente, encontrando respostas para superar suas dores e questões internas.
Dessa forma, o psicanalista perscruta o inconsciente do paciente, analisa seus sonhos, lembranças e símbolos, com uso de técnicas específicas. Esse processo proporciona ao paciente, melhor compreensão de si mesmo e, colabora para o paciente superar traumas, dores, medos e outros tipos de transtornos.
Em resumo, o psicanalista ajuda as pessoas a solucionar seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, agressividade, angústias e crises diversas.
contato@accepsicanaliseepsicologia.com
Copyright © 2019 ACCE Todos os direitos reservados. ACCE Psicanálise e Psicologia